5 MANEIRAS PARA INCENTIVAR A CRIANÇA NA ESCOLA

5 MANEIRAS PARA INCENTIVAR A CRIANÇA NA ESCOLA
aprenda como incentivar seus alunos ao estudo

terça-feira, 24 de abril de 2012

atividades ludicas

atividade lúdica para a criança, além de prazerosa, sempre tem um caráter exploratório, possibilitando o exercício corporal, o treino do ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. A criança se reconhece enquanto agente de seu espaço.
deixo para vocês algumas atividades que contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora ampla, indicado para crianças até 6 anos:

1. andar livremente, batendo palmas;

2. andar para frente;

3. andar de costas;

4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;

5. andar na ponta dos pés;

6. andar encostando um pé à frente do outro;

Estes requerem a discriminação visual:

7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;

8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;

Agora, também, a discriminação auditiva:

9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc para marcar o ritmo);

10. andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música,por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

FONTE: RIZZI, L e HAYDT, RC. Atividades Lúdicas na Educação

da criança. SP: Ática, 2007

5 maneiras de motivar as crianças na escola.

                           
            A primeira razão para motivá-las é dizer-lhes que, na escola, há várias crianças diferentes, que desejam conhecer novos amiguinhos. Com eles, muitas brincadeiras divertidas poderão ser feitas e um mundo diferente poderá ser conhecido. Assim, as crianças ficarão curiosas em irem para a escola, principalmente, se elas forem muito sozinhas, sem ter com quem brincar.

            Outro motivo para a criança ir à escola é o aprendizado. A escola é o local para aprendemos muitas coisas diferentes, como ler, escrever e fazer contas, além de conhecer melhor os animais e o mundo. Então, ela sairá da escola muito mais inteligente e poderá ensinar para todos o que aprendeu. Esse argumento costuma funcionar muito bem, especialmente com crianças curiosas, que querem saber o porquê de tudo.

            Portanto, o terceiro motivo para que ela vá à escola é ensinar o que aprendeu na escola. Por isso, todos os dias após as aulas, pergunte a  criança o que ela aprendeu. Ouça-a com atenção e mostre-se surpreendida com o que ela lhe disser. Ao contar o que a professora ensinou, ela estará aprendendo mais e se sentirá motivada para ir à escola no dia seguinte.

            A professora é a quarta motivação para a criança ir à escola. Diga-lhe que a professora é uma pessoa especial, que vai ensinar-lhe tudo o que ela sabe com muito carinho, amor e dedicação. Portanto, ela estará ao lado da criança para ajudar-lhe quando preciso. Desse modo, a criança se sentirá mais segura e protegida.

            Por fim, a quinta motivação é a hora do recreio. Esse é o momento especial que toda criança espera na sua vida escolar, pois é nele que as crianças trocam os seus lanchinhos, conversam com os amiguinhos e aprendem novas brincadeiras. Sendo assim, diga-lhe que essa é a hora mais divertida da escola e que ela deve aproveitá-la ao máximo.

             Essas são as 5 maneiras de motivar as crianças na escola. Ao segui-las, você contribuirá para uma educação melhor e mais saudável. Para tanto, é preciso mostrar-lhes que a escola é um local divertido, cheio de surpresas, com ótimas oportunidades de conhecer novos coleguinhas e novos conhecimentos.